Cápsula do Sono

BLOG



06Dez

FÉRIAS ESCOLARES X ROTINA



Oiii gente!!
Hoje vamos abordar um assunto que vem deixando pais em dúvida nas férias escolares de seus filhos. Sair ou não da rotina quando se trata da Qualidade de Sono.

Pesquisas revelam que as crianças devem manter a rotina normal do restante do ano para não desregular o relógio biológico delas, e isso vale para pais e adultos.
Por mais que nas férias o dia esteja livre para as mais variadas brincadeiras e ficar até mais tarde “não é problema” porque no dia seguinte não há horários e compromissos a cumprir, sair completamente da rotina pode prejudicar e muito a volta às aulas.  Porém o problema pode ser mais grave ainda.

Sem dormir bem, não há qualidade do sono e o organismo, por consequência, funciona mal e prejudica a produção de vários hormônios, como o hormônio do crescimento. Logo, o ideal é manter a mesma rotina do ano durante as férias das crianças, algo que deve ser estendido para os filhos adolescentes, que são ainda mais afetados. Isso porque, embora a criança mude sua rotina e passa a ficar mais tempo acordada, chega um momento em que ela gasta tanta energia que acaba dormindo devido ao cansaço. Já o adolescente consegue trocar o dia pela noite facilmente, ficando na frente do computador mesmo cansado. E depois, o que acontece? O filho adolescente leva um bom tempo para entrar no ritmo das aulas.

Conheça a tabela para saber se seu filho está dormindo o suficiente.
Crianças de 4 a 12 meses: 12 a 16 horas de sono por dia (incluindo sonecas).
Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 12 horas de sono por dia (incluindo sonecas).
Crianças 3 a 5 anos: 10 a 13 horas de sono por dia (incluindo sonecas).
Crianças 6 a 12 anos: 9 a 12 horas de sono por dia.
Adolescentes 13 a 18 anos: 8 a 10 horas de sono por dia.

Readaptação à rotina das aulas

Uma semana antes do fim das férias escolares, faça o filho voltar à rotina das aulas. Passe a dormir e acordar um pouco mais cedo até chegar próximo à rotina normal.

Gostou destas dicas? Esperamos ter lhe ajudado com a rotina de seus filhos!
Até mais!


Veja Também